ESPAÇO DO ESTUDANTE

Saiba aqui todas as informações

durante a pandemia

A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), preocupada com as dúvidas em torno da suspensão de aulas presenciais, bem como das atividades acadêmicas no campus, organizou este canal com objetivo de sanar dúvidas frequentes de nossos estudantes.


Esta página também servirá como canal oficial de comunicação, trazendo informações e esclarecimentos relacionados à atuação nos espaços da Universidade.


A partir do dia 1 de abril, nossos estudantes terão aulas mediadas por tecnologias digitais. Nossos professores estarão à disposição para tirar dúvidas durante o período das aulas e trabalhando intensamente.


Nosso objetivo é proporcionar a vocês uma experiência formativa distinta, mas de excelência!

Plantão Online

Dúvidas sobre Aulas Remotas

Sempre das 17h00 às 18h30

Pauta: como acessar o AVA, encontrar os materiais dos professores, baixar arquivos e postar arquivos no ambiente

Links de Acesso

TIRE SUAS DÚVIDAS

1. Considerando a prorrogação da suspensão das aulas presenciais até o dia 31/05/2020 (Decreto nº 554 de 11/04/2020, do Governo do Estado de Santa Catarina), haverá alteração no Calendário Acadêmico?

As aulas perdidas durante o período de suspensão (entre 17/03 e 31/03, totalizando 13 dias letivos) têm reposição - em formato presencial - programada para o período entre 11/07 e 21/07.


Para não prejudicar o Calendário Acadêmico, entre os dias 01/04 e 30/05, serão realizadas Aulas Mediadas por Tecnologias. Diferente da modalidade EaD, elas são ministradas ao vivo (síncronas). Além disso, o professor deve estar à disposição do aluno durante todo o período da aula. Também serão utilizados recursos como fóruns, videoaulas, reuniões online, envio e recebimento de exercícios, material audiovisual, entre outros.


Além das Aulas Mediadas por Tecnologias, informamos a reposição adicional de um mês de aulas presenciais ao final do semestre, sem prejuízo do calendário acadêmico e, também, preservando a modalidade presencial de nossos cursos de graduação. Este período compreende de 22/07/2020 a 19/08/2020. Ou seja, nosso semestre, inicialmente previsto para 18 semanas, passará a ter 22 semanas (4 semanas a mais de aulas presenciais). Ao final do primeiro semestre, o estudante receberá Certificação Complementar de 160 horas relativas à carga horária adicional, que poderá ser utilizada no cômputo das atividades complementares do curso - ACC.


As aulas presenciais devem retornar no dia 01/06/2020, se estendendo até o dia 19/08/2020.

2. Sou obrigado a fazer essas quatro semanas a mais? Terei algum prejuízo se optar por não fazer?

Para validar sua disciplina você precisa cursar a carga horária mínima estabelecida e as avaliações. A carga horária excedente não é obrigatória, e você não terá prejuízo algum se não cursá-la. É importante que você converse com seu professor para saber quando as avaliações e fechamento da disciplina ocorrerão.

3. O que eu ganho fazendo estes conteúdos adicionais?

As aulas adicionais servirão para aprofundamento dos conteúdos já trabalhados, bem como para execução de aulas práticas adicionais, qualificando ainda mais seu aprendizado. Você poderá, além de ter um ganho adicional no seu conhecimento, validar estas atividades como ACC, uma vez que receberá uma Certificação Complementar de 160 horas relativas à carga horária adicional.

4. Por que a Unesc aumentou o semestre letivo, concedendo mais 30 dias de aulas presenciais?

Mesmo com a Portaria 343 e 345, do Ministério da Educação, que permite a substituição de aulas teóricas por aulas remotas mediadas por tecnologia, a Unesc entende ser importante ampliar o número de dias letivos para que os estudantes sintam-se mais seguros. Neste período os cursos poderão organizar aulas práticas, revisão de conteúdos, aprofundamentos, saídas de campo, estágios, etc. Ou seja, trata-se de período importante que agrega à formação de nossos estudantes. Importante salientar que a carga horária adicional cursada pelo estudante será validada como ACC.

5. Como ficam os estágios obrigatórios a partir da prorrogação da quarentena prevista no Decreto do Governo Estadual?

Cada curso está organizando um cronograma específico, a partir do retorno às aulas presenciais para que os estágios sejam realizados sem prejuízo. No prazo máximo de 19/08 todas as atividades de estágio estarão concluídas.


Assim como nos TCCs, é preciso considerar as características de cada modalidade de estágio nos distintos cursos, pois há estágios que preveem um período de estudos teóricos, os quais poderão ocorrer de forma remota, como as demais disciplinas. Entretanto, em havendo necessidade de prática, de acordo com a Portaria do MEC, nº 343, de 17/3/2020, não é possível que os estágios ocorram de forma remota, o que significa que, tão logo se encerre o período de contingenciamento e as aulas presenciais retomem sua normalidade, professores e estudantes de estágio reorganizarão suas atividades práticas.

6. Quando poderemos retornar as aulas presenciais normalmente?

As aulas presenciais devem retornar no dia 01/06/2020, se estendendo até o dia 19/08/2020.

7. O que são aulas remotas? Qual a diferença entre aulas na modalidade a distância e aulas remotas?

A Educação a Distância (EAD) é, via de regra, uma modalidade com conteúdo autoinstrucional e apoio pedagógico, mediadas por tutores. O que está sendo adotado no momento, em caráter emergencial, são aulas remotas, ministradas, em sua maioria, no mesmo horário convencional da aula presencial, pelos próprios professores da disciplina, usando recursos tecnológicos. Ou seja, são os próprios professores das disciplinas que planejam, ministram e realizam o processo de mediação junto aos estudantes. Dessa forma, as instituições arcam não somente com a manutenção do quadro acadêmico, como também com investimentos para a ampliação tecnológica, de modo a possibilitar a continuidade do conteúdo e para que não haja perda de aprendizagem para o estudante.

8. A Unesc possui amparo legal realização de aulas mediadas por tecnologia neste período?

Sim. A Portaria nº 343, de 17 de março de 2020, publicada pelo Ministério da Educação permite a substituição de aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavirus (COVID-19). Além disso, todos os cursos presenciais da Unesc têm a previsão para realização de até 20% da carga horária total do curso de forma semipresencial ou a distância prevista no Projetos Pedagógicos dos Cursos, bem como no contrato de matrícula assinado pelos estudantes.

9.  Como devo proceder para participar das aulas?

Você receberá Roteiros de Aula por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UNESC, os quais serão disponibilizados semanalmente. Lá, os professores colocarão todas as orientações para sua participação e a efetiva realização das atividades lá descritas. Além disso, você receberá links para acessar algumas aulas ao vivo. 

10. Haverá controle de presença? Poderei assistir às aulas em outros horários?

Sim, o controle de presença será realizado a partir de seu acesso no Ambiente Virtual de Aprendizagem e a realização das tarefas semanalmente propostas, mas com critérios diferentes das aulas presenciais, pois a sua frequência será verificada se você assistir às aulas, interagir no Ambiente Virtual de Aprendizagem e se realizar as atividades solicitadas. 

11. E se eu não conseguir acessar as atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem ou não participar das aulas por dificuldade de conexão com internet?

Não se preocupe. Em caso de dificuldade no acesso, você poderá realizar as atividades assim que retomarmos as atividades normais, sem prejuízo na sua avaliação e/ou frequência. Além disso, os links das aulas ministradas pelos professores estarão disponíveis para que você possa assistir em outro momento. Importante que você converse com seu coordenador de curso e professor da disciplina, eles irão orientá-lo sobre os procedimentos e tirar suas dúvidas.

12.  Vou precisar de algum equipamento, computador ou software especial para participar das aulas?

Fique tranquilo, pois basta um computador com acesso à Internet para a participação nas aulas. Até mesmo seu smartphone pode ser utilizado, desde que consiga acessar alguma rede de Internet. Você precisará conectar-se ao AVA da UNESC por meio de seu usuário e de sua senha, as quais você já usa no seu dia-a-dia na Universidade.

13.  Como ficam as atividades práticas, as visitas técnicas e os trabalhos de campo?

Todas as aulas práticas, visitas técnicas e trabalhos de campo serão realizadas após o retorno das atividades. Cada curso irá organizar seu cronograma de atividades para que todas as atividades sejam devidamente realizadas de forma presencial.

14.  Como serão as orientações para os TCCs dos Cursos de Graduação?

Serão consideradas as características de cada tipo de TCC nos distintos cursos. As orientações aos estudantes podem continuar ocorrendo, porém, agora, nesse momento de crise e de resguardo, de forma remota, com ferramentas que permitam reuniões remotas/virtuais, as quais serão previamente agendadas/planejadas de comum acordo entre professor-orientador e estudante. É importante que você esteja em contato com seu(sua) orientador(a), a fim de combinar a melhor forma de orientação.

15.  Como ficam as avaliações?

Os professores, a partir dos Roteiros de Aula, diversificarão sua metodologia de aula, bem como suas estratégias de avaliação, conforme seus objetivos de aprendizagem para a aula e de acordo com os propósitos a serem atingidos, tendo autonomia, inclusive, para pontuar o peso de cada atividade avaliativa que colocarem no Roteiro. As avaliações serão definidas pelo professor, de acordo com o Plano de Ensino da disciplina. Mas não se preocupe, seu professor está atento e fará as orientações necessárias, tirando todas as dúvidas sobre as avaliações da disciplina.

16.  E as disciplinas ou cursos EaD, sofrerão alguma alteração?

Não, as disciplinas a distância de cursos presenciais (como por exemplo, a disciplina de metodologia científica e da pesquisa) ou de cursos totalmente a distância seguirão exatamente da mesma forma que estão programadas, sem qualquer alteração, pois a modalidade dessas disciplinas já é a distância. Para os cursos da modalidade a distância, as avaliações presenciais serão flexibilizadas.

17.  Haverá algum prejuízo em relação ao calendário acadêmico? O semestre irá atrasar?

Não haverá prejuízo em relação ao calendário acadêmico; apenas flexibilização de datas, uma vez que as aulas do período de suspensão (17 a 31/3) serão repostas entre 13 e 25/7, o que reduz nosso período de recesso escolar no mês de julho.

18. Em algum momento, vou precisar ir até a UNESC nesse período de aulas mediadas por tecnologias diversas?

Não, o objetivo é que você fique em casa ou em algum lugar seguro, participando das aulas mediadas por tecnologias da melhor forma possível, sem contato físico, por meio de plataformas digitais.

19. Se eu precisar manter contato com o(a) Coordenador(a) do meu Curso no período de contingenciamento?

Os (As) Coordenadores de Curso estão à sua disposição pelo e-mail da Universidade e por WhatsApp.

20.  E se eu precisar de algum livro ou material bibliográfico?

Agora é a hora de você se conectar com nossa Biblioteca Virtual, a qual está à sua disposição e conta com um acervo repleto de materiais interessantes de pesquisa e de fruição para ser utilizado e visitado por você. Se você estiver com algum livro da Biblioteca, não se preocupe, pois os prazos foram prorrogados automaticamente, em razão de a Biblioteca estar fechada.

21.  Sobre o cronograma de formaturas do primeiro semestre, como ficarão?

O cronograma de formaturas depende da duração das restrições impostas pelas autoridades de saúde. A Unesc está empreendendo todo esforço possível para que nossos estudantes consigam manter as atividades de aulas, para podermos integralizar o semestre. Caso seja necessária uma alteração no cronograma de formaturas faremos contato com as comissões de formatura.

22. Como ficará o repasse/recebimento das bolsas dos alunos bolsistas (Pesquisa, Extensão, Cultura, Monitoria, Estágio Interno, etc.)?

As bolsas estão sendo creditadas normalmente, sem interrupção, e lançadas nas mensalidades. Para estudantes que possuem conta corrente indicada o valor é creditado em conta. Para aqueles que não possuem uma conta indicada e cadastrada o valor é encaminhado via OP (ordem de pagamento) para saque na agencia bancária Santander. O prazo para saque é de 5 dias.

Em caso de dúvida entrar em contato através e-mail centac@unesc.net

23.  Se eu perder meu emprego e não conseguir pagar a mensalidade?

A UNESC está sensível às dificuldades financeiras dos estudantes. Estruturamos um Comitê Financeiro que irá avaliar e encaminhar as situações caso a caso. Se você está com dificuldades para cumprir com os compromissos financeiros na integralidade com a Universidade, encaminhe um e-mail para a centac@unesc.net com as seguintes informações:

a)        Pedido de apreciação pela comissão sobre a situação financeira do estudante, seguido de justificativa das razões que provocam tal solicitação;

b)        Proposta do acadêmico, considerando a capacidade de pagamento mensal dos valores devidos.

Recomendamos, neste momento, que você siga acompanhando as aulas, os problemas financeiros serão verificados caso a caso. Inscreva-se no UNIEDU para ter acesso às bolsas do Governo do Estado e garantir sua regularização financeira.

A universidade está solidária a seus estudantes e assegura que encontrará para cada um a melhor forma de mantê-lo estudando.

24.  Como eu posso tirar minhas dúvidas ou resolver questões com a Central de Atendimento ao Estudante (Centac)?

A Centac também está trabalhando de forma Home Office. Porém, estamos atendendo no horário normal pelo e-mail centac@unesc.net. Além disso, nossos alunos podem tirar suas dúvidas pelos números (48) 99908-0269 e (48) 99978-5360 (com atendimento também pelo Whatsapp).

25.  Como estão os processos de inscrição para as Bolsas do Uniedu, PMC e lista de espera do Prouni?

Para as Bolsas Uniedu, os cadastros podem ser realizados até 05 de abril pelo link (http://ensinosuperior.sed.sc.gov.br/cadiesinscricaoinicio.aspx). A entrega de documentos deve ser realizada por e-mail uniedu@unesc.net até esta data. De 06 a 17 de abril ocorrerá a análise de documentos. A concessão de bolsas para os alunos selecionado ocorrerá de 18 a 30 de abril. Para os estudantes que já se cadastraram (em 2020) e enviaram seus documentos, mesmo que por e-mail, não há necessidade de novo reenvio de documentos. Estudantes que se cadastraram em 2029-2 precisam efetivar cadastro novamente e reenviar os documentos.

A entrega de documentos das bolsas da Prefeitura Municipal de Criciúma (PMC) continuam suspensas pelo Governo do Município.

O Governo Federal, por sua vez, também suspendeu a entrega de documentos para quem está na lista de espera e busca uma vaga no Prouni.


A entrega de documentos para a lista de espera do PROUNI permanece suspensa pelo Governo Federal. No entanto, a Centac está recebendo os documentos pelo e-mail assistentessociais@unesc.net. Estudantes que já possuem o PROUNI não necessitam realizar entrega de documentos neste momento.


Salientamos ainda que as inscrições para Bolsa Nacional Santander continuam com inscrições abertas até o dia 12/04 pelo aplicativo Santander Universitário ou www.becas-santander.com/pt


Mais informações sobre bolsas e-mail assistentessociais@unesc.net

26.  Como ficará a situação dos estudantes que contrataram o financiamento do Pravaler?

Solicitamos que você confira o status da situação do contrato no portal do Pravaler. Se o contrato ainda não foi aprovado, entre contato conosco pelo e-mail centac@unesc.net . Caso o seu contrato esteja aprovado e assinado junto ao Pravaler, seguirá o trâmite normal.

27. A universidade realizará algum tipo de flexibilização financeira nos pagamentos para os estudantes, neste período?

Sim, a universidade está preocupada e solidária com seus estudantes. Por isso, flexibilizará as parcelas daqueles alunos que forem prejudicados pela situação econômica, retirará juros e multas por atrasos, desde que devidamente justificados e flexibilizará a rematrícula do segundo semestre. Ainda, situações específicas de perda de emprego ou prejuízo direto do sistema econômico, se justificadas, serão também flexibilizadas com ampliação de parcelamentos. Fiquem tranquilos, estamos juntos, de um lado só, construindo a melhor forma de venceremos juntos este grande desafio.

28. Ingressei na UNESC com bolsa que prevê a contraprestação de serviços de 20h por semestre. Como irei compensar essas horas?

A contraprestação dessas horas ocorre de maneira presencial, em ações comunitárias e outras ações de extensão promovidas pela universidade. Como estamos com as atividades presenciais suspensas, não é possível realizarmos tal compensação neste momento. Fique tranquilo, no retorno de nossas atividades presenciais faremos contato para que a compensação seja realizada.

29. Há alguma alteração do FIES em virtude da pandemia?

Não. Os prazos seguem normalmente. O prazo de dilatação ocorre até 31/03, enquanto o prazo de aditamento (renovação semestral do contrato) segue até dia 30/04. Os estudantes são informados por e-mail sobre as atividades e prazos. Fiquem atentos ao seu e-mail. Em caso de dúvida entre em contato através do e-mail centac@unesc.net .

30. Sou estudante de iniciação científica e o projeto que desenvolvo tem experimentos práticos. Como devo proceder?

Atualmente todos os procedimentos práticos estão suspensos. Entre em contato com seu professor orientador. Ele poderá esclarecer sua dúvida e reorganizar o cronograma de pesquisa previamente estabelecido.

Saiba mais sobre o COVID-19

Pronunciamento Isolamento 7 dias

Unesc suspende atividades

Saiba como acessar a Biblioteca Virtual da Unesc

COMUNICADOS OFICIAIS -

UNESC

COMUNICADOS OFICIAIS E DECRETOS - OUTROS ÓRGÃOS

Recomendações do PROCON/SP acerca de prestação de serviços educacionais

Unesc © 2020. Todos os direitos reservados.